Flashback Review – Sim Ant

Sim Ant, mais um clássico da Maxis

SimAnt é um jogo de computador criado em 1991 pela Maxis cujo objetivo é gerenciar e expandir sua colônia. Saiu também uma versão para Super Nes.

"mapa" do jogo

O jogo se passa em uma casa e em seu jardim. Ela é toda mapeada por quadradinhos. Cada quadrado representa um “tipo de fase do game”, ou seja, a área do mapa que você estará jogando no momento.

Você começa num quadradinho no meio do quintal. Seu objetivo é ir tomando quadrado por quadrado até infestar toda a casa. Você só pode avançar para os quadrados que fazem “fronteira” com o seu. Mas não pense que o domínio será tão simples assim pois você terá que enfrentar suas arqui-rivais formigas vermelhas. Para tomar o quadrado você deve eliminar as suas rivais. É muito recompensador o momento que você invade o formigueiro inimigo e os aniquila.

fora do formigueiro

Mas as formigas vermelhas não são o único perigo. Existem aranhas que adoram se alimentar das pobres formigas. Se uma delas estiver lhe incomodando, junte um exército e faça dela sua refeição do dia. Outro perigo são os buracos de uma minhoca com dentes afiados, não sei o nome da bixa. Cuidado!!!
Mas a maior ameaça é quando os moradores da casa resolvem dar uma passadinha bem em cima do seu território. Uma pisada é suficiente para fazer um belo estrago em seu exército.

dentro do formigueiro

No formigueiro você tem que adminstrar o nascimento das formigas (quantidade de babás, soldados e as operárias). Tudo começa com a rainha que bota o prmeiro ovo e você nasce. Explore o mapa atrás de alimento e o traga de volta para alimentar suas irmãs. Expanda o formigueiro quando nascessário cavando para baixo ou para os lados.

O jogo fica divertido mesmo quando você toma todo o quintal e chega dentro da casa. Os cenários são os diversos cômodos de uma residência. Agora é a hora de botar os donos da casa para correr. Acabe com a comida da mesa de jantar, empesteie toda a pia da cozinha. Os moradores vão pegar suas malas e se mandar.

Existem mais opções de adminstração mas como faz muito tempo que joguei não me recordo de todos os detalhes.

Saudades desse maravilhoso game.

Deixe um comentário